sábado, 30 de julho de 2011

"Empadão de carne com lombardo

Cá em casa temos diferentes necessidades "especiais"  no que diz respeito à alimentação. Eu preciso controlar o peso, o maridão precisa controlar a glicemia mas nem ele nem a filhota são exatamente amigos das "ervas". Então tenho de fazer trabalhar a imaginação para não ter de cozinhar pratos diferentes e ainda assim fazer com que consumam os vegetais que necessitam.  Foi na fase 1ª fase da dieta  que resolvi fazer este empadão que servia na perfeição para mim e que para eles bastou acompanhar com um belo puré de batata.

Fiz um refogado ligeiro, num tacho grande.


refogar cebola, alho e louro
Juntei-lhe uma boa couve lombarda cortada em tiras, temperei com colorau, pimenta e sal e deixei estufar no tacho tapado, em lume brando. Adicionei algumas gotas de água, apenas para não secar demasiado e deixei cozinhar até a couve estar macia.
juntar couve e colorau
Entretanto piquei restos de carne assada e de frango cozinhado e aqueci com um pouco do molho da carne desengordurado, salsa picadinha e um ligeiro toque de molho de soja.
o recheio de carne
Dispus então metade da couve num tabuleiro, a carne picada e outra camada de couve e cobri com cerca de 100gr de queijo ralado magro. Depois foi só levar ao forno a gratinar o queijo e acompanhar com um puré de batata para eles.

cobrir com queijo ralado
Nota: A ideia era gratinar com um molho bechamel magro pois ficaria um prato ainda mais suculento mas naquela fase da dieta não podia usar. Em breve vou fazer de novo, agora que já posso comer hidratos e depois posto aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário